segunda-feira, março 07, 2011

um siso, dois sisos, três sisos, quatro sisos

Lembram-se do meu siso de há uns posts atrás? Bem, a história continua...
Há um mês atrás fui a uma consulta aos HUC:

Médico: Robene, essas dentuças estão complicadas. Tens os sisos todos fodidos. (O palavreado não foi exactamente este, mas no fundo era o que queria dizer).
Robene: E agora?
Médico: Agora tenho de te tirar o dente, mas por cirurgia.
Robene: Mas por cirurgia mesmo? Não dá simplesmente para o arrancar?
Médico: Não. Corremos o risco de te lesionar o nervo. Nesse caso ias ficar sem sensibilidade no lábio.

(Robene já a imaginar cenas de terror: a beber cerveja que imediatamente escorre pelo lábio fora ou a beijar uma boazona com o lábio a pingar baba. E também não deve dar muito jeito para comer.)

Robene: Ok, ok convenceu-me Doc. Não quero parecer o meu vizinho do lado depois de ter tido um AVC.
Médico: Vai ser anestesia geral. E tratamos já dos 4 sisos.

Tenho medo. Tenho muito medo.
Primeiro que me apalpem enquanto esteja sedado na mesa de operações. É um medo que tenho desde que vi um documentário de um dentista que fornicava (nota mental: usar a palavra fornicar mais vezes) as doentes enquanto elas estavam anestesiadas. Se me doer o rabo quando acordar da operação processo o hospital.
Segundo, porque vou passar 15 dias a comer papinhas Nestum com dores excruciantes, a cuspir sangue e com a minha bela fronha inchada. Logo em Março, que o calor volta e eu gosto de me ir passear para os corredores do Continente, engatar gajas na secção de produtos Gourmet.

Há por aí algum dentista que me ajude?

19 comentários:

margarida disse...

Eu ajudo-te. O que é que precisas? 4 sisos dão muito trabalho.. não vai haver tempo para te apalparem.Não temas.

Sahaisis disse...

conselho de quem já esteve mais ou menos no mesmo sítio: pede, exige, petidina a seguir, tudo correrá pelo melhor...(pelo menos faço votos de que...)

Lima e Tequilla disse...

Era mais fácil arrancares um siso de cada vez ou então dois sisos mas os dois do mesmo lado...

Anónimo disse...

O problema aqui não são os sisos. O problema está na tecnica do engate, isso sim é que me deixa cá a pensar coisas. Mas, se a coisa não correr bem, e se por acaso me cruzar com um gajo na secção gourmet do continente a babar-se, já sei que és tu.

menina disse...

vai doer-te para caraças,mas pelo menos ficas logo despachado! Se fosses fazer um de cada vez ia doer-te por 4 vezes,assim é tudo de uma vez!
E se percisares de ajuda diz,sou assistente dentária! Sempre às ordens!!!!!

Mariana disse...

Só será um problema se o dentista for uma ela que tenhas tentao engatar na secção gourmet do Continente. E eu que gostava que em todas as minhas idas ao dentista tivesse de levar anestesia geral... Saio de lá como se tivesse corrido a maratona, tal é a cagufa :)

Anónimo disse...

Até já falamos sobre isso quando estive em Coimbra a visitar-te,eu acho excelente opção,os internos precisam de treinar e tens ar de cobaia e td..
Lembra-te, o pior que pode acontecer é teres uma depressão respiratoria induzida pela anestesia geral...acontece!
Quanto à dor no rabo...pensa q são umas massagens vigorosas tailandesas e passa halibut(t).

Abraço

Anónimo disse...

Been there, done that.

Algumas dores no primeiro dia, no final do terceiro já dá para comer um bom bife! :)

Anónimo disse...

Querido Robene , foste ao dentista errado .... A simples extracção já é denominada cirurgia ... Anestesia geral é uma treta ... conselho : dependedo se está infecionado ou não tira dois ao msmo tempo ... os dois do mesmo lado ... e procura um desntista ( homem ) que seja especialista em cirurgia , porque se não corres o risco de sofrer de dores 5h em cadeira e ficares com metade do dente no osso ... por isso ... se precisares de um dentista muito muito bom diz-me ... :)

Beldurneiras disse...

Caro Robene:

Há uns meses atrás padeci desse mal e tive fazer 3 cirurgias para remover três dentes do siso que estavam nas catacumbas das minhas gengivas (o filho da p*** do quarto estava nascido, foi só sacar),mas no entanto não levei anestesia geral. Ah, essas cirurgias foram feitas em espaços de 3 semanas pra não ser tão doloroso, no que toca a dores foi tranquilo não tive, mas no que toca à aparência é do pior fiquei tipo zombie com altos inchaços e a cara toda negra. O que adorei mais neste processo, foi a cena de babar a toda a hora e segundo, recomendo vivamente essa experiência.
Por fim vou-lhe dar uma dica culinária bem fixe, para os dias que se avizinham: nestum de chocapic, (passar os chocapic com uma varinha mágica) do melhor.
TENHA UMA HORA PEQUENINA!

Beldurneira A.L.

Robene disse...

Caros amigos, obrigado pelas palavras de conforto, excepto o anónimo que diz que vou ter uma depressão respiratória.
Na verdade eu não vou ser operado por um dentista, mas por um cirurgião da maxilo-facial, uma vez que os meus sisos têm raízes até ao queixo. Sou uma espécie de vampiro da saga twilight, mas com sisos.
Quanto à dica do chocapic, acho que não preciso de ser operado para experimentar...e já!

Anónimo disse...

Um fentanil transdérmico numa zona sem pêlo.

Nandita disse...

Patchs de fentanil são claramente mais fáceis em pessoas que em bicharada doméstica, nem sabia que se usava...
(ainda me estou a contorcer agarrada à cara só pela descrição da futura cirurgia). Só se pode desejar o melhor, mesmo não o/te conhecendo... :)

Imbecil-mor disse...

A minha pergunta é: que raio de documentários é o robene vê?

yummi . disse...

OMG , tu és um engatatão x)

CS disse...

Dr. Matos da Fonseca da Clínica da Face - Torres de Lisboa - é a maior autoridade em cirurgia maxilo-facial. Aconselhava-te a uma segunda opinião. Uma cirurgia geral deve ser sempre o último recurso.
Boa Sorte

http://www.clinicadaface.com/

P.S. Fui durante anos paciente dele com problemas de siso e outros bem mais graves. Daí que o diga por experiência.

Eva B. disse...

«Se me doer o rabo quando acordar da operação processo o hospital»
Quando as coisas são bem feitas, não deixam esse tipo de sequelas. Se ele fizer com jeitinho não vais dar por nada quando acordares...

Anónimo disse...

Não sei qual é melhor... se retirar por meio de cirurgia, se arrancar um a um, durante 4 meses - um por mês, portanto. Mais de uma hora naquela cadeira de boca aberta, praticamente a chorar!Cara inchada, dores... ódio à dentista, mesmo... E admirava-se de me ver apreensiva antes de cada consulta...
Como venho já atrasada para comentar, a esta altura a cirurgia é passado e eu espero, sinceramente, que te tenham tratado dos dentes do siso, apenas. :)

Cláudia disse...

Boa noite,

Vou tirar os meus 4 sisos com anestesia geral também no Maxilo Facial em Coimbra. Tive a pesquisar opiniões na net e descobri o seu Blog. Gostaria de saber se a sua cirurgia correu bem e como foi o pós operatório.

Obrigada.