segunda-feira, setembro 12, 2011

Checkpoint

Poderão vocês pensar que a parte mais stressante da minha viagem a Barcelona foi a apresentação no Congresso. Mas não foi. A parte mais stressante foi mesmo embarcar no avião.
É que eu viajei na RyanAir.
Embarcar num avião é já de si uma experiência traumatizante: temos de passar pelos controlos de segurança, onde uns polícias com uns raios x nos vasculham as malas. Tenho sempre medo de levar alguma coisa proibida e extremamente perigosa tipo uma sandes de fiambre ou desodorizante (Alguém que me explique como é que eu fabrico uma bomba a partir de uma lata de AXE de 150 ml e um garrafa de 150 ml de líquido Ciba para lentes de contacto hidrófilas).
Mas esta é a parte fácil.
Depois vem o embarque propriamente dito.
A RyanAir é uma companhia low cost. Não há lugares marcados no avião e só se pode levar uma pequena bagagem de mão que tem de obedecer a escrupulosas medidas (tipo 20 cm por 50 cm). Conseguir meter dois pares de calças e duas t-shirts numa mala do tamanho de uma folha A4 foi tarefa hercúlea.
Fui bastante cedo para o embarque. Como não há lugares marcados tinha de estar na linha da frente para correr para o avião e conseguir um lugar jeitoso e lugar para a minha mala. Para além disso gosto sempre de ficar na coxia para poder comprar aquelas raspadinhas maravilhosas que eles vendem a bordo. Quando o sinal de embarque apareceu, milhares de pessoas correram para a gate, incluindo eu, que mandei duas cotoveladas e vários pontapés para ser um dos primeiros a correr desvairado para o avião. Como além da mala de roupa minúscula levava também o poster comigo estava cheio de medo que não fosse passar na inspecção nazi de que somos alvo antes de embarcar. Meti o meu melhor sorriso mas os receios foram confirmados: tive de arrotar com 40 euros por levar uma mala extra. Para a próxima dobro a merda do poster e enfio-o na mala. Ou no cú, e mesmo assim acho que eles iam descobrir que levava alguma coisa extra.
Quando finalmente nos dão ordem para embarcar, uma multidão de gente corre para o avião. Uma mulher com ar franzino fica ao meu lado. Parece desconfortável e chama o hospedeiro de bordo.
Mulher: Eu sou claustrofóbica!!!
Hospedeiro: Hum...
Mulher: Pelo amor de Deus, eu tenho pânico!!!
Hospedeiro: Hum...
Mulher (já meio histérica): E se me der um ataque de pânico??! Quais são os procedimentos que têem?
Hospedeiro: Minha senhora, se tiver um ataque de pânico dou-lhe um chapadão para a adormecer, e outro para a acordar.

And that's what you get when you fly low cost.

19 comentários:

Luci disse...

Qual Xanax qual quê... dois chapadões e poupa-se bastante. Deviam ensinar o Estado a fazer contenção de despesas desta forma. :D

Jibóia Cega disse...

Robene, para a proxima vais de quimboio para poderes ir sossegado. Nao tens e historias para contar depois. Ou se calhar tens, sei la...

Anónimo disse...

e tu xarope querido, sentado ao lado da mulher, que lhe farias se ela tivesse um ataque de pânico, hum? nota importante: não esquecer de não meter (nunca) um poster enrolado no "backside".

Anónimo disse...

Muita sorte teve o Robenezinho.
Andar de avião é sinónimo de piratas do ar que se apoderam de aparelhos voadores e os desviam em direcção a não sei... qualquer coisa.
Já tou a imaginar as notícias: "Robene o herói do dia, lutou com um poster em punho, contra piratas do ar da al qaeda que tinham como plano fazê-lo embater na sagrada família blá blá blá..."
Tendo em conta que estamos em Setembro teve uma sorte do catano.
;)
Andar de avião traz sempre boas recordações...(que medo!)

A. do Contra

Anónimo disse...

Esse hospedeiro devia casar comigo, só pela lata que tem! Não reparaste no nome dele, não? xD

Bosão de Higgs disse...

"Quais são os procedimentos que têem?" deve ser alterado para Quais são os procedimentos que têm?

Continuação de boas asas!

jacaré disse...

Ena pá. És tão pobre! No mínimo Easy Jet que ocupa um lugar acima na cadeia de companhias desastrosas.

L.T. disse...

este blog é o melhor que há!

Anónimo disse...

Há pessoas que "panicam" muito nas viagens de avião...
Eu "paniquei" muito numa longa viagem com uma senhora ao meu lado a ler o Corão em voz alta e a oferecer-me pastilhas elásticas...
Beijei o chão quando aterramos no aeroporto :)

Lyn disse...

Ora simpatia é o prato da casa, 'tou a ver ;)

Kiss*

Anónimo disse...

Nao tens razao nenhuma do principio ao fim. Mas teve piada. O comissario. Fartei-me de rir.

Eles avisam bem que so podes levar UMA mala. Coisas bem mais pequenas que um rolo de poster nao passam. Se nao te armasses em xico esperto tinhas poupado dinheiro e mandado a mala (que nao e do tamanho de uma folha A4) no porao a partida.

Eu viajo imenso e infelizmente tenho que viajar muito com a BA e a Iberia. Acredita que valorizo mais que nao haja atrasos (caso Ryanair e nao Easyjet) do que os amendoins que eles nos atiram para cima nas outras companhias...

Uma dica, para a proxima compra o priority boarding e assim passas a frente dessa fila.

Oishii disse...

Is this serious???

S. Anacriontico disse...

Bom, jovem Robene, conta-me lá como correu a tua apresentação do tal de poster ou lá o que é, lá no congresso em Barcelona. É que se não fôr eu, ninguém parece estar interessado em saber do teu sucesso profissional. Tens uns admiradores do caraças, pá.
Bom, mas e o congresso? Correu benzinho, sim? Conta filho, conta lá...

Miriam disse...

kakakakaka.

P. disse...

Tiq-Taq, Tiq-Taq... faz hoje um mês que não há xarope. Tenho tosse.

Juana disse...

morreste?

Anónimo disse...

O que é feito de ti rapaz?!
estas vivo?!
Ou já ganhaste tanto com esta coisa da publicidade que foste de ferias?!
Dá sinais de vida e faz-nos rir!

J.

Lia disse...

Na minha ultima viagem de avião (que felizmente foi curta - Lisboa-Madrid), houve uma senhora (e quando digo senhora, é uma pessoa já com uns avançados 30 e tal anos) que foi o caminho TODO a chorar qual criancinha pequena! "não quero estar aqui, parem o avião.." carrocel... ela devia achar que aquilo era um carrocel!

Herético disse...

PAHAHAH tu diz-me que isto é mentira! XD