quarta-feira, maio 28, 2008

Damas e Valetes

Há uma coisa que me faz vomitar de manhã mais rápido do que sintonizar a televisão na tertúlia cor de rosa.
Essa coisa é o Hip Hop Tuga.O Hip Hop Tuga é a coisa mais deprimente em Portugal desde que nos separámos dos Espanhóis, em 1640 (ops, será que ofendi alguém?).

Vejamos por exemplo letras dos Mundo Complexo, com o seu mais recente Hit, «Puto Charila».

«Sou o Miguel de Carcavelos ainda com poucos pêlos no corpo e na cara»
«Era muito traquino mas tinha o meu tempinho de irmão metralha como na primária onde me escondia debaixo da escada para ver a mini-saia da Soraia.»
«Mas sempre que a minha mãe me chamava eu dizia Vou já! Até que se chateava, descia e aí­ começava o bofetadas!»

Daqui ficamos a saber que o Miguel de Carcavelos é um bocado taradão porque em tenra idade andava já a espreitar a saia da Soraia, que só rezamos para que seja a Chaves. Por outro lado ficamos também a saber que o Miguel da Carcavelos apanhava todos os dias umas lambiostinas da mãe, que claramente não foram suficientes para o tornar uma pessoa produtiva neste mundo.


Mas a next big thing neste momento é uma menina. Chama-se Dama Bete e é a nossa própria Missy Elliot. Nasceu na Cova da Moura, o que por si só lhe dá direito à edição de um álbum de hip hop e a uma autobiografia intitulada «Traficante aos 8, puta aos 12, baleada aos 15 (mas sobrevivi!)».
Dama Bete é uma verdadeira Agustina Bessa Luís do Hip Hop Tuga. Senão reparem nestas letras profundas do seu grande sucesso «Definição do amor»:

«Não consigo perceber o que é o amor
Ora provoca felicidade ora dor
Ora nos deixa bem ora nos deixa mal
Mas o que é o amor afinal?»

Efectivamente há que dar crédito a Dama Bete. Primeiro porque consegue fazer duas rimas. Nada mal para uma miuda saída da Cova da Moura.
Segundo porque consegue fazer poesia equivalente à que a Teresinha me mandava, quando se apaixonou por mim na segunda classe.
De referir que este é já o segundo single para Dama Bete, sendo que o primeiro é o sobejamente conhecido «Cala-te», épico gansgta-rap das agruras de se viver em bairros sociais portugueses.

Eu próprio planeio lançar a minha carreira de Rapper Tuga. Estejam atentos ao MC Robene. Para já tenho um single na calha, «Xenical só faz mal», sobre um pobre bróder que tá com tótil problems de excesso de peso. Vai começar a rodar na Antena 3 para a semana.

http://www.youtube.com/watch?v=oLcJW0pOU_4 Mundo Complexo-Puto Charila
http://www.youtube.com/watch?v=JKsc5blxCXI Dama Bete -Definição do amor

9 comentários:

Rita May disse...

Bem, o que eu ando a perder..

Anónimo disse...

Mas isso não é mal da Cova da Moura e outros bairros da moda da zona Sul. Os tripeiros e azeiteiros mind da gap tambám fazem coisas inacreditáveis que passam por incluir numa letra duas das coisas mais improvaveis de que ha memória: Palmilhas e Le coq Sportif.

Vê bem a qualidade deste "material"

A letra pode ser banal, mas é real a paixão
Tem história, quando vi air force ones na televisão
Na memória está gravada desde puto a primeira
Vez e desde então, muito mudou até agora
Nessa altura, não podia ter aquilo que queria
Hoje em dia, até misturo ‘tilhas com poesia
Sexo com sapatilhas porque a minha fantasia
É que um par novo por dia dá saúde e alegria
Sou um freak, rei de perversões
Sexo com sapatilhas em todas as posições
Com marcas sensuais nos pés, fetiche
Quando chabalo le coq sportif é q era fixe
Quer dizer gosto delas em todas as cores
Como um arcoiris a q por vezes ofereço flores
A pisar mal aperto a pala entre o cordão
Solto logo um (ahh) de satisfação
Baixa meia bota, alta provocação
Corpos sensacionais causam sensação são
Detalhes de classe, que fazem entradas
Lufadas de frescura, bolsas de ar nas solas
Passeiam-se, todos se baixam,
Fantasiam q tocam,
Partes intimas mas com palmilhas sonham.



E tudo isto pra falar simplesmente de... SAPATILHAS

Artemisa disse...

LOL!!
Só espero nunca me cruzar com o tal Miguel... :p

Lorenin, lorenin
por causa de ti
choram os meus olhooos!!!!
(sim, é só parvoíce... e aposto que não tens nenhum utente que te pede Sexodil :p)

Robene disse...

Ó Rui,´eu tive quase quase pa falr dos Mind da Gap, mas como são da tua terra, resolvi não te humilhar..ehehe.

Ò Artemisa, acabaste de me dar ideias pó meu segundo single.

Anónimo disse...

Bem... vou levar isto como uma ironia, pk señ... estou perante um grave estereótipo!! Lol a Menina ñ é da couva da moura e caso o fosse, ñ era por isso, que não saberia escrever ou melhor, ultrapassar o preconceito, de que as pessoas dos bairros sociais não sabem escrever... A musica gangsta rap, que te referes... é um sátira ao panorama do hip hop nacional, que como dizes... é enfadonho... Mas pronto... Criar boatos... é feio... Lê a biografia...e um refrão é smp 1 refrão...

Robene disse...

Anónimo, obviamente que o post era um exagero. Eu sei que a menina não é da cova da moura, mas para efeitos dramático-cómicos ficava melhor. E não ligues muito ao que eu digo. Eu acredito que o humor me iliba de tudo!

Anónimo disse...

os mind da gap não são da minha terra!
SE me queres humilhar a grande diz a verdade... quem é da minha terra são os ez special (outra banda fantastica!!!) ehehe

em relação a dama bete, concordo plenamente com o "anónimo", um refrão vale o que vale. a letra do hit Cala-te é genial. mais parece um poema de florbela espanca com rimas elaboradíssimas tipo: how, e para a gente que falou, tomem lá o meu flow.
simplesmente espectacular

Anónimo disse...

Não gosto de hip-hop,principalmente aquele de fabrico industrial cujos temas sao apenas gajas e ostentação...de qualquer das formas cheira-me que aqui um bocadinho a racismo...

Enfim,espero estar enganada
fiquem bem!

Anónimo disse...

Mas k grande otário k és!! vens praki mandar postas de pescada sobre o k não sabes...rapaz. Antes de falares informa-te bem sobre o k dizes. 1º k tudo, a Dama Bete não é da Cova da Moura nem nada que se pareça. Ela nasceu em moçambique...agora diz-me lá o k é k isso tem a ver com a Cova da Moura? 2º...a letra k escreveste primeiro não é da Dama Bete. A única coisa k acertaste foi mm num pedaço da letra do "definição de amor". Continua assim atrasado...a falar de coisas k nem sabes, k vais longe!! tu sim vais mudar a história de Portugal!!! é por pessoas estúpidas como tu k este país não evolui!