sexta-feira, abril 16, 2010

Todos os nomes

Eu estive quase para me chamar Bernardo. Se assim fosse, seria agora possivelmente um advogado de sucesso, conduziria um BMW e teria uma casa na Foz do Porto.
Infelizmente o meu avô paterno também se chamava Bernardo, e a minha mãe não podia com ele, pelo que o nome chique e com pedigree que deveria ter agora foi com os cães.
A minha mãe queria que eu tivesse um nome ainda mais chique. Um nome que mal as pessoas ouvissem associariam a estatuto e poder. A minha mãe queria chamar-me Tony.
Reparem, o meu apelido é Santos. Tony Santos. Seria de longe algo que as pessoas nunca esqueceriam.
Infeizmente no registo informaram o meu pai que o nome Tony com Y não era permitido. E claro que Toni com I, não tem metade do potencial de chiqueza. Vai daí, fiquei Robene.
Robene não é um mau nome. Quando as pessoas pronunciam Robene, conseguem ao mesmo tempo libertar um pouco do escarro que têm preso na garganta. É um nome que ajuda as pessoas.
O giro era alguém efectivamente conseguir fixá-lo. Já fui chamado de tudo: Ronaldo, Roberto, Ricardo, Hugo ou o mais comum: Bruno. Em toda a minha vida conheci um único Robene, que tal como eu nunca era tratado pelo nome. O meu amigo G., que conheci no primeiro ano de faculdade não gostava de mim porque tinha um nome esquisito.
Resolvi por isso recorrer à única ajuda possível hoje em dia para trazer um pouco de visibilidade a este problema que assola a sociedade e criar um novo grupo do Facebook: Pessoas com nomes esquisitos também têm sentimentos.
Peço a todos os Armindos, Albanos, Romeus e Vitorinos que se juntem a mim nesta luta.
Juntos vamos dominar o mundo, e fazer com que a próxima geração de bébés se deixe de chamar Martim e Santiago!

20 comentários:

debbie clementine disse...

tenho mesmo que aderir a esse grupo no facebook, já viste bem o meu nome? ahah :)

Malena disse...

Olha que tiveste muita sorte! Imagina que eras Eustáquio, hein?

Anónimo disse...

Acho que te chamaria Ruben e não um desses nomes que ai escreveste. :p

G. disse...

Pois é, este (e qualquer outro) blog estaria condenado ao insucesso se o seu autor se chamasse Tony Santos.
Por outro lado aposto que ias ter uma carreira muito promissora na música popular portuguesa (vulgo pimba)

Eu estive para ser Hernani. Acho que havia um jogador do Benfica da altura que se chamava assim. Felizmente fiquei G.

E para o resto dos leitores... Qual o nome esquisito que felizmente os vossos pais tiveram o bom senso de não escolher?

Fresh Prince of Bahrain disse...

de certeza que n ia passar mais fds a tua casa se fosses um Tony... :)

Eva disse...

Eu era para ser Eunice, Edite, Argentina(?!), Dália. O meu pai era um ramboieiro, escolheu estes nomes para mim, já a minha mãe tinha na sua lista nomes normais, na qual o meu nome era o menos comum: Eva...acompanhada SEMPRE pela piada "chamas-te Eva? E onde é que está o Adão?"

Robene disse...

Só para dizer que Eva é dos meus nomes favoritos!

mim disse...

Vá.. com certeza que irei aderir ao grupo..

Apesar de conhecer pessoalmente mais três "Bebiana", parece que sou mesmo só eu que conheço o nome :)

Felizmente, quando as pessoas se enganam são, principalmente, nos chamados "erros de simpatia": Liliana, Viviana.. Penso que tenha a ver com a naturalidade (norte/sul - troca dos b's pelos v's) :):)

Eva disse...

:)

Só para dizer que o meu último nome é Pedro. Antes Eva (agora até já gosto)que Argentina!

Várias vezes por dia chamam-me Vera.

Anónimo disse...

Se te chamasses berardo queria ser tua amiga do peito. Assim sou só tua amiga do face! :P

Beijinhos

tomaz disse...

disseste...Robene?










...

Alina Baldé disse...

olha, eu também tenho de me juntar a esse grupo! E não, não me chamo Paloma. eheh.

Unknown disse...

Eu iria chamar-me Josefina em honra à minha madrinha, tradição nacional.
Mas surgiu a ideia de me darem o nome da minha bisavó: Blandina!

Bateram com a cabeça um no outro e saiu um iluminado Daniela.

(não sei pronunciar o teu nome.. soa parecido com Rúben?
Quem foi a alminha?)

CM disse...

Nem esta muito mal. Se eu tivesse nascido woman ia com Josefa da Graça; felizmente toquei-lhe as voltas e fiquei com Camara Municipal

Libelinha disse...

lá vou eu aderir a este. tiveste cá um dedo, estava mesmo para criar um desse tipo, porque o que me tinham mandado até agora era "se tens um apelido estranho, adere" né... é mesmo nome nome. vou fazer o clique, adicionado ahahha

...:Ju:...® disse...

Eu procurei o grupo e não encontrei...e eu mereço fazer parte desse grupo!

Ana disse...

O meu pai queria-me chamar Anabela...

A minha mãe queria-me chamar Vânia Catarina...

Mal por mal ficou Ana Catarina. Acho que me poupou uns valentes aninhos de terapia :p

Robene disse...

Olá,Robene

Fique tranquilo,também passei por situaçoes semelhantes, afinal temos em comum o mesmo nome Robene.Meu pai queria que meu nome fosse Dalila ou Abimeleque. O último nome que mencionei me dá até mal estar.Prefiro mil vezes Robene, sem ironia curto bastante meu nome.
Um abraço, até que enfim encontrei um Xará.

Robene disse...

Bom se quiser tc, estamos aí.

Robene disse...

Há só para fechar, caro colega.
Adorei visitar o xarope pa tosse.
Fiquei tão surpresa com tudo que esqueci que ja esta tarde e tenho que trabalhar bem cedo. Sou professora de Língua portuguesa.